"A emoção mais forte e mais antiga do homem é o medo, e a espécie mais forte e mais antiga de medo é o medo do desconhecido. Poucos psicólogos contestarão esses fatos e a sua verdade admitida deve firmar para sempre a autenticidade e dignidade das narrações fantásticas de horror como forma literária" - Howard Phillips Lovecraft, "O Horror Sobrenatural na Literatura".
Bem, é com esta citação de H.P. Lovecraft que inicio mais esta postagem sobre o mesmo.No texto anterior,postei a biografia do autor,que retirei de um site devidamente creditado. Como uma amante da literatura,começarei a escrever sobre os mais variados autores,dos mais diversos estilos,e para iniciar esta seção,escolhi Lovecraft por sua obra ser uma das que conheci a pouco tempo e vem atraindo muito minha atenção.
O princípio orientador literário de Lovecraft era o que ele chamava de
"cosmicismo"ou"terror cósmico", a ideia de que a vida é incompreensível à mente humana e que o universo é fundamentalmente alienígena.Vou disponibilizar aqui alguns sites e blogs que divulgam filmes e as obras para download:
http://www.sitelovecraft.com
http://wurdulaks.blogspot.com/search/label/H.P.%20Lovecraft
http://www.hplovecraft.com/
Alguns comentários de Lovecraft sobre seus autores mais influentes:
Edgar Allan Poe (1809-1849)
"...Poe fez o que antes ninguém fizera ou poderia ter feito; e é a ele que devemos a moderna história de horror em seu estado final e acrisolado"H.P. Lovecraft
Lord Dunsany (1878-1957)
"...barão Dunsany, cujos contos e pequenas peças formam um elemento quase sem paralelo em nossa literatura".
Algernon Blackwood (1869-1951)
"...as obras mestras de Blackwood alcançam um nível genuinamente clássico, e evocam como nenhuma outra peça literária um sentimento assombrado e convicto da imanência de estranhas esferas espirituais".
O Chamado de Cthulhu
Continua....